Como a aromaterapia pode ajudar no bem-estar das crianças?

Todos sabemos que as crianças precisam gastar energia, conhecendo e experimentando tudo que o mundo oferece para aprender! Porém, durante os longos períodos de aula online e de isolamento social que estamos enfrentando, essa energia e sede por saber se acumulam e causam um estresse precoce nos pequenos. Isso sem falar dos efeitos colaterais como a tarefa quase impossível de mantê-los focados nas atividades da escola e no entretenimento somente dentro de casa, que estão deixando os adultos de cabelo em pé!

Para oferecer uma contribuição nesse cenário, este texto traz algumas sugestões de óleos essenciais seguros para crianças, que serão benéficos não somente para elas, como para a família inteira.

Foco e melhor memorização para crianças

Para usar durante as aulas e em momentos de tarefas que exigem atenção e memorização, os óleos essenciais de Alecrim qt cineol (Rosmarinus officinalis quimiotipo cineol), Hortelã Pimenta (Mentha piperita) e Vetiver (Chrysopogon zizanioides) são os mais recomendados.
Dr. Malte Hozzel, em seu livro “Ensaios sobre a terapia holística”, traz um estudo que demonstra a melhora de desempenho de crianças com TDAH que usaram Vetiver durante 30 dias, 3 vezes ao dia. Foi constatado que ele elevou as ondas beta cerebrais, melhorando a atividade cerebral.

Com o Alecrim e a Hortelã Pimenta, a melhora da memória é significativa devido à composição química presente em ambos.

Calma e tranquilidade para crianças

Sempre ouvimos falar da Lavanda como um óleo essencial sem contraindicações – e isso é uma verdade! Ela é a escolha mais fácil para tranquilizar, principalmente na hora de dormir, já que sua composição química é bastante sedativa.

Crianças

Mas não confunda a lavanda (Lavandula angustifolia)  com a Lavandula latifolia ou Lavandim – esta faz justamente o inverso! Sua composição é mais excitativa.

A Laranja doce (Citrus × sinensis) pode ser usada de dia sem induzir ao sono, mas também contribui para redução de medos noturnos, pesadelos e até mesmo birras. Aos que preferem o cheiro cítrico e não querem perder as propriedades oferecidas pela Lavanda, a Bergamota (Citrus x bergamia) é a escolha certa.

Harmonização do ambiente para crianças

Em dias em que houver uma inquietação geral nos ânimos da casa, experimentem usar uma sinergia com Cravo (Eugenia caryophyllus), Citronela (Cymbopogon nardus) e Lavandim (Lavandula × intermedia). Essa mistura promove a elevação da frequência vibratória no lar, traz a sensação de “vida fora de casa”, que sugere para o cérebro que não estamos em confinamento e proporcionam calma sem levar ao sono.

Dicas de como usar os óleos nas crianças

Para termos um melhor impacto nas questões de comportamento, a via mais recomendada de uso é a inalatória.

Se a intenção de uso for para todos do ambiente, o difusor elétrico e o ultrassônico são os mais recomendados para ter um alcance maior. Sendo com a dispersão de água ou a seco, ambas são eficientes. Existem opções para todos os gostos!

Use entre 5 e 10 gotas, dependendo do tamanho do espaço e da força da nota aromática do óleo essencial escolhido (se ele for mais forte, pode usar menos). Ao usar vários óleos essenciais na mesma difusão, divida a quantidade de gotas pela quantidade de óleos que vai usar e coloque mais gotas do cheiro menos intenso.
Quando o objetivo é impactar apenas uma pessoa, além dessas opções acima, podemos utilizar os colares difusores aromáticos com 1 ou 2 gotas ou pingá-las diretamente em um pedaço de lenço de papel e aproximar do nariz para inalar.

Procure não ficar exposto a mais de 30 minutos ao mesmo cheiro, para evitar irritação na mucosa e acomodação olfativa. Pode repetir a cada 2 ou 3 horas, conforme necessidade.

Existe alguma contra indicação de uso de óleos essenciais para crianças?

Os óleos essenciais sugeridos são seguros para uso em crianças a partir de 2 anos de idade, com difusão no ambiente arejado. Para uso de Alecrim e Hortelã Pimenta, evite diretamente no rosto de crianças até 10 anos de idade. Acima dessas idades, o uso é seguro.

Uso tópico e ingestão possuem outras restrições de uso e não devem ser feitos com essas finalidades sugeridas no texto e nem sem recomendação de um Aromaterapeuta de sua confiança.

Lembrando que essas dicas são apenas algumas das inúmeras referências que encontramos nos óleos essenciais. 

Temos centenas de opções na Aromaterapia e, dentre as opções existentes, a preferência olfativa, depois das propriedades químicas, é a melhor forma de decidir qual é o óleo essencial mais adequado para o momento.

Para saber mais sobre o que são óleos essenciais e como usá-los com segurança, invista em cursos com profissionais sérios. Para solucionar problemas mais difíceis e terapêuticos, procure antes um Aromaterapeuta para ter a indicação mais personalizada para seu caso!

Agora me conte! Você já usou algum óleo essencial com seus filhos? Como foi?

Débora Fazio Cigala

Facilitadora do curso livre de Aromaterapia Básica, disponível na plataforma Sympla Play; e terapeuta holística da @ganapati.saude.equilibrio.

Recomendamos

Crianças

Laranja Doce Orgânico Óleo Essencial 10ml Terra Flor

Crianças

Lavanda da França Óleo Essencial 10,1ml Laszlo

Crianças

Vetiver Óleo Essencial 5ml Phytoterápica

Crianças

Alecrim Óleo Essencial 10ml BioEssência