Dicas de uso do óleo essencial de lavanda

Reconhecido por potencializar o efeito dos demais óleos essenciais, o óleo essencial de lavanda é um dos mais apreciados e utilizados. A lavanda ou alfazema é considerada um coringa na aromaterapia. Descubra como ela pode lhe proporcionar calma, tranquilidade e uma boa noite de sono.

Dormir bem é essencial para o bem-estar. Entretanto, nem todos conseguem. A rotina cada vez mais atribulada e estressante faz com que muitos briguem com o travesseiro, sofrendo no curto prazo com falta de energia, desconcentração, irritabilidade, depressão, além de acelerar o processo de envelhecimento.

A insônia é mais frequente na fase adulta. Segundo o Instituto do Sono, 63% da população possui queixas em relação ao sono. Dados do instituto comprovam que moradores dos centros urbanos sofrem mais com a insônia. De acordo com este estudo, 25% dos participantes apresentaram dificuldades para dormir, 27% acordaram no meio da noite e 36% apresentaram dificuldades para manter o sono.

As mulheres são mais propensas ao distúrbio, já que alterações hormonais ocorridas no período de tensão pré-menstrual, na gravidez, no pós-parto e na menopausa explicam essa incidência, mas não são fatores isolados. A dupla jornada trabalho/casa, preocupação com os filhos e o uso indiscriminado de remédios também estão relacionados. O cérebro da mulher que sofre com insônia fica em alerta por mais tempo, fazendo-a despertar por ruídos mínimos.

Para ajudar no combate deste mal do século, a inserção da lavanda nos hábitos diários dos insones se apresenta como uma alternativa mais natural e muito bem-vinda.

O que é lavanda?

A Lavanda é um subarbusto de 30 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são verde-cinza e as flores, presentes entre julho e agosto, são de cor azul-violeta. Ela é encontrada em regiões de solo e encostas mais secas e fortemente ensolaradas, como a do Mediterrâneo Europeu. É bastante usada nas indústrias da perfumaria, medicamentos e alimentos, além de na aromaterapia.

O nome lavanda vem do latim e significa banhar. Suas principais características são o aroma floral, com um sensorial olfativo fresco e leve. O óleo essencial de lavanda traz como benefícios a harmonia e o equilíbrio, sendo conhecido como o óleo da alma. Sua extração acontece pela destilação a vapor das flores. Para obter 10ml do óleo são necessários de 1,5 a 2 kg de flores aproximadamente.

Quais são os benefícios da lavanda?

A lavanda possui propriedades extraordinárias, muitas delas, ainda desconhecidas do grande público.

1. Calmante: suas propriedades relaxantes ajudam a baixar a pressão arterial e melhoram a função cardíaca, relaxando e acalmando corpo e mente.

2. Combate a insônia: a lavanda é um santo remédio para dormir, sem efeitos colaterais. Equilibra o sistema nervoso e induz ao relaxamento e ao sono.

3. Ajuda o bebê a relaxar e dormir: seu uso tranquiliza o bebê, que dorme naturalmente e permite que a mamãe possa igualmente descansar durante à noite.

4. Melhora o astral da sua casa: O aroma da lavanda é ideal para perfumar o seu lar, pois promove a sensação de tranquilidade e bem estar.

5. Alivia problemas respiratórios: alivia distúrbios respiratórios causados pela gripe, bronquite, tosse, asma, laringite e congestão nasal.

6. Antisséptico, bactericida e cicatrizante: seu óleo é um surpreendente antisséptico natural que limpa e cura feridas, queimaduras leves, dermatites, micoses, herpes, acne e até picadas de inseto.

7. Pós-sol: você já tomou sol demais e ficou com a pele um pouco ardida? A lavanda é um santo remédio para aliviar essa ardência.

8. Culinária: em pequenas quantidades, a lavanda possui nuances e gostos muito interessantes, podendo ser utilizada tanto em pratos doces quanto em salgados.

Em quais tratamentos para a insônia ela pode ajudar?

Como já foi dito, o tratamento do distúrbio do sono pode ser feito com produtos naturais. Os óleos essenciais, compostos químicos extraídos de plantas aromáticas são muito usados na aromaterapia. O óleo essencial de lavanda é um dos mais versáteis, sendo um dos poucos que podem ser usados diretamente na pele em pouca quantidade – uma a duas gotas no máximo! E evite passar sempre na mesma região do corpo para evitar sensibilidade.

A planta promove o sentimento de confiança no próximo, de acordo com o periódico científico Frontiers in Psychology e ainda alivia a insônia, dor de cabeça e ajuda no tratamento da depressão. Ela também pode ser usada em outros momentos, como durante o banho, antes de dormir ou como escalda pés.

Veja como extrair o melhor da planta e criar um ambiente acolhedor.

1. Aromatizar a casa

Pendure na porta principal um ramo de lavanda desidratada. Na sala, deixe na mesa de centro ou no aparador três vasos pequenos com lavanda. Amarre três ou cinco ramos de lavanda desidratada com uma corda bem fina. Use barbante para pendurá-los no teto do banheiro.

Costure saquinhos de tule lilás e coloque lavanda desidratada. Feche-os e deixe dentro das gavetas e dos guarda-roupas.

Incenso de lavanda deixa a casa muito cheirosa e afasta o clima pesado. Deixe queimar por 45 minutos e veja como o ambiente fica mais leve.

Se você não quiser usar o incenso, faça um aromatizador de ambientes. Coloque em um borrifador 20 gotas do óleo essencial e 150 ml de álcool de cereais. Agite a embalagem antes de borrifar o suave cheiro de lavanda pelo ambiente.

2. Para levar na bolsa

Procure nas casas de artigos para aromaterapia uma versão do óleo essencial de lavanda para levar na bolsa. Quando estiver com dor de cabeça, esfregue o óleo no pulso.

3. No banho

Encha a banheira com água quente. Coloque os sais de banho. Vinte minutos são suficientes para sentir os benefícios da lavanda. Os sais de banho também podem ser usados no chuveiro. Coloque dentro de uma esponja de banho. Molhe a esponja e faça movimentos leves. Tomar banho com lavanda alivia o cansaço e as dores.

4. Como chá

As propriedades calmantes da lavanda fazem maravilhas. O chá tradicional é feito com 4 colheres de chá de lavanda fresca (se for seca, 1 colher de sopa). Se quiser variar, acrescente camomila. Coloque em um recipiente 1 colher de chá de lavanda, 1 colher de chá de camomila e 230 ml de água quente. Pode tomar quente ou morno, de preferência sem açúcar.

5. Antes de dormir

Pingue 5 gotas do óleo essencial de lavanda em um aromatizador de ambientes ou pote com água bem quente. Feche a porta do quarto por alguns minutos para o aroma se espalhar. Coloque algumas gotas no travesseiro ou nos lençóis.

Você também pode usar o óleo essencial de lavanda no escalda pés. Em uma bacia com água quente, misture a erva da lavanda e uma colher de sal grosso. Outra opção é diluir uma gota de óleo essencial de lavanda em uma colher de sopa de álcool de cereais para cada litro de água. Deixe os pés por 15 minutos. Fazendo esse escalda pés uma vez por dia, suas pernas e pés não ficarão cansados ou inchados.

Viu só como a lavanda é um excelente aliado?

Porém, sozinha a planta não faz milagres! Você também precisa mudar alguns hábitos.

Recomendamos

Óleo Essencial de Lavanda Mont Blanc 10ml Phytoterápica

Água Floral de Lavanda 120ml Arte dos Aromas

Desodorante Roll On de Sálvia e Lavanda 50ml Arte dos Aromas

Óleo Essencial de Lavanda Fina GT França 10,1ml Laszlo