O que é aromaterapia?

A aromaterapia estuda a arte de combinar óleos essenciais para cura natural.

A aromaterapia teve seus primeiros registros no antigo Egito. A medicina aromática se desenvolveu bastante no começo do século quando estudiosos passaram a buscar a comprovação da terapia vegetal ou fitoterapia em feridos da segunda guerra mundial. Na França a aromaterapia é uma especialidade médica reconhecida, e cresce no mundo todo as comprovações da medicina aromática, aumentando assim a quantidade de pessoas beneficiadas pela aromaterapia.

Por serem voláteis os aromas deixam de existir quando inalados e emprestam a quem os inalou as propriedades e fragrância contidas em sua composição. Essa combinação  pode trazer a aromaterapia, benefícios em diversos níveis. A aqui listamos alguns deles:

Em tratamentos de saúde

A aromaterapia para cura física vem sendo utilizada desde os primórdios. Na antiguidade a aromaterapia já era utilizadas com fins medicinais através da fumaça ou inalação devido aos efeitos calmantes, estimulantes ou alucinógenos das ervas aromáticas. Além de cura natural comprovada para o corpo físico em casos de doenças respiratórias como a sinusite, bronquite, pneumonia entre outras.

Cura espiritual e emocional

A fragrância de cada óleo essencial é inesquecível: o aroma ativa memórias ancestrais contidas em nosso DNA, além de nos conectar com a mãe terra.

Aromaterapia para fins terapêuticos

A aromaterapia pode ser utilizada para acalmar, ajudar com a insônia, perfumar o ambiente, criar um clima romântico, por isto é importante escolher óleos essenciais naturais, muitas pessoas ficam em dúvida e acabam por desconhecimento optando por essências aromáticas artificiais, estas são muitas vezes prejudicial a saúde e não possuem fins terapêuticos.

Na aromaterapia é importante ter claro qual é o objeto da utilização do aroma e quando necessário, consultar um profissional. E importante considerar o tempo de exposição ao óleo essencial e o cuidado com seu manuseio, muitos óleos não podem entrar em contato direto com a pele.

Se você também tem uma dica ou história sobre a arte da aromaterapia, compartilhe conosco comentando neste post!

Veja a lista de todos os óleos essenciais clicando aqui.