Benefícios do óleo de coco para os cabelos

Veja como o óleo de coco é bom para o cabelo e dê adeus aos fios pesados, opacos e sem vida!

Existem poucos ingredientes para o cuidado dos cabelos mais elogiados do que o óleo de coco. Usado por séculos, este óleo de origem vegetal, apresenta uma impressionante lista de benefícios, proporcionando versatilidade, hidratação e brilho tanto para o cabelo quanto para o couro cabeludo.

Quais são os benefícios do óleo de coco para os cabelos?

Conhecido principalmente por deixar os cabelos macios e brilhantes, o óleo de coco é rico em triglicerídeos, vitaminas E e K, proteínas, ácidos graxos, ferro e gorduras, que agem na camada interna dos fios, trazendo uma série de vantagens para a saúde capilar:

Como aplicar o óleo de coco no cabelo?

Apesar dos inúmeros benefícios desse óleo para os cabelos, é importante aplicá-lo da maneira correta para evitar que deixem os fios pesados, sem vida ou oleosos demais.
No entanto, por sua imensa versatilidade, o produto pode ser utilizado de diversas formas. Essas são algumas das mais comuns, confira!

1. Antes de lavar

O óleo de coco é excelente para nutrir e proteger os fios contra as agressões provocadas pela lavagem.

Por isso, 20 minutos antes usar o shampoo, com os fios ainda secos, aplique o produto do comprimento para as pontas, sem encostar na raiz, massageando bem os fios.

Passado esse período, lave e condicione como de costume. O ideal é usar a estratégia semanalmente, para garantir brilho e hidratação extra e blindá-lo de vez contra o ressecamento.

2. Para fazer uma umectação

Seus cabelos estão ressecados e sem vida, precisando de um “up”? Então uma excelente ideia é usar o óleo de coco para fazer uma umectação.

A aplicação deve ser feita nos fios secos, do comprimento para as pontas. Distribua o produto mecha por mecha e deixe agir por no mínimo 6 horas. Você pode, inclusive, aplicar o produto à noite, antes de dormir, e deixar para lavar somente no dia seguinte.

Após o período de pausa, lave bem os fios, retirando todo o produto, e condicione como habitualmente. O ideal é usar a técnica mensalmente ou dentro de um cronograma capilar, substituindo o creme de umectação.

3. Para desembaraçar

O óleo de coco também pode ser utilizado nos cabelos recém lavados como finalizador, para alinhar os fios e desembaraçá-los com facilidade.

Nesse caso, após tirar o excesso de água com uma toalha, borrife uma pequena quantidade do produto nos cabelos, desembarace-os e seque como de costume. Pronto! Cabelos alinhados, brilhantes e sedosos sem complicação!

4. Para dar fim ao frizz

Sabe quando o frizz teima em aparecer no meio do dia, deixando os fios desalinhados e rebeldes entre um compromisso e outro?

Nesses casos, uma boa alternativa é ter o óleo de coco sempre por perto e borrifar algumas gotinhas no cabelo seco, penteando como de costume. O produto ajuda a eliminar os fiozinhos arrepiados e a devolver o brilho perdido em segundos. Também é ótimo para controlar os frágeis e finos fios de cabelo dos bebês.

O óleo de coco possui contra-indicações?

O óleo de coco é, de fato, muito indicado para cabelos danificados, ressecados e frequentemente expostos ao calor.

Nesse caso, a nutrição profunda e de alta carga lipídica é muito benéfica e traz, sim, todos os benefícios que você já ouviu falar.

No entanto, se o seu cabelo for saudável e já hidratado, é melhor fugir do óleo puro. Caso você queira, pode optar por produtos cosméticos com adição de óleo de coco e específicos para o seu tipo capilar. Consulte um dermatologista e verifique qual é o seu caso.

Recomendamos

Óleo de Coco Extra Virgem 1 Litro LM Distriol

Óleo de Coco Extra Virgem Orgânico 500ml Phytoterápica

Oleo de Coco Extravirgem Premium 350ml Yamuna