Como a medicina usa a aromaterapia como terapia integrativa?

Os óleos essenciais possuem propriedades antibacterianas, antibióticas, antifúngicas e antivirais bem comprovadas, sendo que vários estudos publicados, assim como usuários populares, sugerem que eles são úteis em casos de muitas outras doenças, como Alzheimer, problemas cardiovasculares, câncer e dor de parto na gravidez. Atualmente, as práticas clínicas com aromaterapia médica, como é chamada, são aplicadas nas mais diversas especialidades médicas!

AROMATERAPIA NA ONCOLOGIA

Óleos essenciais como os de laranja doce, sândalo e lavanda quando massageados ou inalados possuem efeito tranquilizante e podem ajudar na redução da ansiedade em pacientes com câncer.

AROMATERAPIA NA GINECOLOGIA

Já o óleo essencial de gerânio pode ser usado tanto no controle do fluxo menstrual quanto na redução dos sintomas de Tensão Pré Menstrual (TPM) e reequilíbrio hormonal de mulheres em menopausa.

O Sistema Único de Saúde (SUS)
oferece a aromaterapia, dentro dos tipos de terapia integrativa da naturopatia.
Além da aromaterapia, também compõem os tratamentos de naturopatia realizados pelo SUS: a reflexologia, cromoterapia, florais, acupuntura, meditação e massoterapia.

AROMATERAPIA NA GERIATRIA

Há pesquisas que sugerem o uso de óleo essencial de Melissa officinalis (erva-cidreira) no tratamento para a agitação em pessoas com demência grave.

AROMATERAPIA NA PSIQUIATRIA

Com o aumento dos transtornos depressivos em função do isolamento social, os óleos essenciais podem ser uma alternativa natural e vêm sendo bastante utilizados em tratamentos de psiquiatria e psicoterapia. A lavanda, tem efeito calmante profundo, sendo o óleo essencial mais estudado em casos de ansiedade. Já o óleo de jasmim têm propriedades antidepressivas; o óleo de rosas é bastante usado no controle da ansiedade; e por fim, o óleo de sândalo além de melhorar o humor, aumenta a atenção, sendo um aroma bastante usado em práticas meditativas.

Use seus óleos com segurança!

Não se esqueça de sempre diluir seus óleos essenciais antes de aplicar diretamente sobre a pele com óleos vegetais.
E sempre consulte seu médico antes de iniciar o tratamento.

Recomendamos

Água Thermal de Erva Cidreira 200ml WNF

Óleo Essencial de Laranja Doce Orgânico 5ml Oshadhi

Óleo Essencial de Gerânio 5ml By Samia

Óleo Essencial de Jasmim 2ml BioEssência