Como limpar seus cristais: tudo que você precisa saber!

Para termos o melhor resultado com nossos cristais precisamos limpar e reenergizar nossas pedras. Assim elas poderão emanar as energias que desejamos paras as nossas vidas.

Fizemos um pequeno guia com tudo que você precisa saber no início da sua jornada com os cristais.

Onde guardar seus cristais

Os cristais gostam de ambientes limpos, iluminados e apreciam a presença de flores e incenso. A música suave reforça seu trabalho e sua energia. Se sentir necessidade, você pode preparar uma espécie de altar para seu cristal preferido, com flores, copos de água, velas, incenso e imagens de elementais (duendes, fadas, nereidas ou gnomos).

Métodos de limpeza

Para que a energia dos cristais possa estar em pura sintonia com a sua própria energia, é necessário que se faça, de vez em quando, uma limpeza energética, principalmente antes de seu primeiro contato com os cristais e quando eles forem usados para trabalhar com outras pessoas. Os métodos de limpeza energética mais utilizados são:

  • Águas naturais: consiste simplesmente em banhar os cristais em um cachoeira, rio, lago ou mar. Deixe a água correr pela pedra pelo tempo que sua intuição determinar. Busque fontes de água limpas.
  • Água com sal grosso: coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes; algumas pedras opacas, como a malaquita e a crisocola, não reagem bem com o sal, e podem perder o brilho e a cor.
  • Defumação: acenda o incenso de sua preferência (sálvia, cedro, defumador, por exemplo) e sopre bastante sobre seu cristal, defumando todas as suas faces e toda a sua área, pelo tempo que achar necessário.
  • Drusa: as drusas podem fazer a limpeza de pedras pequenas. Coloque suas pedras sobre uma drusa (aglomerado) de cristal de quartzo incolor e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A drusa por si só, por conter várias pontas de cristal, é auto limpante e auto energizante.
  • Sopro: mentalize luz branca, ou violeta, e sopre sobre seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e de tirar dele toda energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.
  • Chuva: deixe seu cristal sob chuva forte. É um ótimo método de limpeza.
  • Selenita: o método mais prático, eficiente e rápido para limpar Energeticamente, qualquer tipo de cristais ou pedras, é usar um bastão natural de selenita (ou gipsita). Para isto, coloque sobre uma superfície lisa, um bastão de Selenita e na frente deste um Cristal de quartzo, cuja ponta deve estar direcionada para todas as pedras que estejam necessitando de limpeza (qualquer tamanho e quantidade). Deixe as pedras nessa posição por cerca de trinta segundos, e elas já estarão todas limpas e energizadas simultaneamente. Este tipo de limpeza serve também para qualquer objeto e para ambientes.

Água energizada

Para preparar a água energizada, primeiro limpe e energize a pedra a ser usada, de preferência pelo método da selenita. Lave bem, em água corrente, um recipiente de vidro incolor, liso e transparente, e coloque dentro dele água pura, de preferência destilada, ou água de fonte (pode-se usar água mineral sem gás engarrafada).

Coloque a pedra devidamente limpa e energizada no recipiente com água e deixe no sol para energizar durante um período mínimo de três horas, pela manhã. Proteja o recipiente com uma gaze para evitar a entrada de impurezas ou insetos.

Terminada a energização, tampe o recipiente com um pires e deixe-o sempre na temperatura ambiente (não coloque na geladeira). Tome a água energizada, em pequenas doses, três a quatro vezes por dia.

Durante a preparação da água energizada, não esqueça de se envolver com luz branca e projetar essa mesma energia no recipiente com água, mentalizando sua força, a intenção clara e a ajuda de seus protetores e dos elementais responsáveis pela pedra.

Não energize a água com pedras e cristais de diferentes tipos. Separe um recipiente para cada tipo diferente de pedra.

Métodos de energização

Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, “carregar as baterias”. Os métodos mais conhecidos são:

  • Sol: deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do sol, de preferência na parte da manhã, até o meio-dia.
  • Lua: se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-o diretamente exposto à luz do luar (lua crescente ou cheia, de preferência).
  • Sol/lua: coloque seu cristal exposto à luz do luar, durante toda a noite, e depois à luz do sol, até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.
  • Terra: como os cristais provêm da Terra, também se energizam em contato com a energia que vem do centro do planeta. Para isto, basta colocá-lo sobre o chão por um período mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo.
  • Tempestade: outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões, e colocá-lo exposto a essa energia.
  • Energização com as mãos: coloque o cristal entre  suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método da respiração para recarregá-lo, inspirando luz branca e expirando esta luz carregada de força dentro do cristal.
  • Drusa: da mesma forma que limpa, a drusa também pode reenergizar seu cristal. Apenas coloque-o sobre uma drusa por um tempo mínimo de três horas.
  • Selenita: durante o processo de limpeza pela selenita, os cristais e pedras já estarão sendo automaticamente energizados.

Programando os cristais

Segundo o autor A. Gallotti em seu livro “El poder mágico de los cristales”, ensina que: “os cristais são infinitamente mais estáveis que as pessoas, mas isso não impede de se carregarem das vibrações que recebem. Às vezes, essas vibrações são positivas(…) mas, em outros casos, é certo que ignoramos a história do cristal que chegou até nós. Como foi obtido? Quem o manipulou? Como estava a saúde da pessoa? Como era o ambiente?

Portanto, antes de usá-lo e não correr o risco de obter um cristal com vibrações negativas, é conveniente renovar o seu campo magnético. Programar é projetar um pensamento, apenas isso. Faça da seguinte maneira: segure o quartzo próximo do centro do terceiro olho, localizado nos intercílios; imagine-se calmo e seguro.

O cristal conseguirá reter a forma programada de pensamento que foi emanada de você; uma visão de paz. A programação implica no usuário inserir uma informação precisa e clara para obter um bom resultado.

A programação feita para o cristal pode ser anulada se ele for colocado sobre o forno de microondas, televisores, ou qualquer equipamento eletroeletrônico. Faça a programação usando as palavras no tempo do verbo presente. Não pense em palavras conjugadas no tempo futuro, como também evite pensar em palavras do tipo: “não”, “jamais”, “dívida”, “mágoa” etc. A programação deve ser feita após a limpeza do cristal.

Gostou? Tem mais uma dica? Conta pra gente!