Camomila: muito além do chá

O nome camomila, do grego chamoemelon, significa “maçã da terra”, na linguagem das flores, “paciência na adversidade”. Suas propriedades são extraídas da sua flor, de aparência semelhante à margarida e há séculos é consumida como chá para tratar enfermidades.

Quais são as propriedades medicinais mais conhecidas da camomila?

É bastante usada como um analgésico natural, no controle da dor, podendo inclusive ser usado com crianças em idade de troca de dentes de leite, para controlar o desconforto, através do preparo do chá e congelamento em cubos de gelo. Pode ser usada também em caso de náuseas de gravidez.

Por suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, ela pode ser usada como complemento ou mesmo substituto a remédios para tratamento de dores musculares. Já suas propriedades antissépticas e antibacterianas podem ser aproveitadas em uso em pastas de dentes e mesmo travesseiros, estes últimos trazendo a principal propriedade conhecida desta flor: seu efeito calmante, propiciando um sono reparador.

Ela também é uma excelente opção de chá pós-refeição, por suas propriedades digestivas e diuréticas. Pode ser uma alternativa para controle de compulsão por comida, pois reduz a ansiedade; e no tratamento de gastrite, azia e má digestão. 

Seus principais modos de uso são por ingestão como chá, por inalação a partir dos vapores de infusão (seja de chás ou de óleos essenciais, mais potentes), ou como cataplasma, aplicando sobre a pele ou região que se deseja tratar. Ela também pode ser usado como antidepressivo e sedativo natural, diminuindo sintomas de ansiedade.

Pode ser receitado como tratamento em casos de dores reumáticas, nervosismo e insônia.

Seu óleo pode ser aplicado nas têmporas e na testa reduzir dores provocadas por enxaqueca.

Um uso estético para redução da aparência de olhos inchados é a aplicação de algodão embebido em chá gelado de camomila, ou o uso dos saquinhos de chá úmidos depois de colocar na geladeira. Também ajuda no clareamento das olheiras.

Há alguma contraindicação?

Estudos indicam que o uso excessivo do chá pode diminuir a absorção do ferro. Lavar os olhos com o chá pode induzir à conjuntivite alérgica, não sendo recomendado. Embora raro, existem casos de alergia.

Como preparar o chá de camomila?

Dá uma olhada nesse vídeo com Helena, sommelier de chá e cofundadora do @diariodocha:

O ideal é desligar a chaleira antes que a água ferva. Além de a infusão ficar mais aromática e o chá não ficar amargo, evita irritação do estômago com a água excessivamente quente, e o melhor das propriedades da camomila (ou qualquer outro chá escolhido) é extraído.

Na xícara, deixe a água em infusão durante 10 a 15 minutos destampado ou 3 a 5 minutos tampado com um prato por exemplo.

Vai um chazinho? #degeracaoparageracao #belavida11anos

Recomendamos

Gel Dental Baby com Camomila e Erva Cidreira 50g Suavetex

Chá de Camomila, Melissa e Menta Orgânico com 30 sachês 30g Tribal Brasil

Sabonete Líquido de Camomila 220ml Arte dos Aromas

Óleo Essencial de Camomila Romana 2ml BioEssência