Como identificar os primeiros sinais da menopausa

A menopausa é um momento muito delicado para a saúde feminina: as taxas de hormônios ficam diferentes e o corpo passa por várias mudanças. Saber reconhecer os primeiros sinais da menopausa é fundamental para fazer uma transição tranquila – e terapias naturais podem lhe ajudar.

Período de transição

Um dos indícios mais importantes desse período de transição é a falta de consistência quanto à menstruação. Com o descompasso dos hormônios, a ovulação também diminui e, com isso, a menstruação atrasa.

Para quem tem o ciclo menstrual regulado, é fácil logo identificar o sintoma. No entanto, quem tem uma menstruação irregular pode não notar, a princípio. Na menopausa, entretanto, o espaço entre elas fica bem maior — e pode até deixar de acontecer por um longo período. Caso note esse quadro, talvez você esteja em um período de transição, o que demanda o cuidado certo.

As ondas de calor estão relacionadas às mudanças hormonais

A alteração nos hormônios têm diversos impactos no organismo e um dos mais famosos são os Fogachos. Esse é um dos primeiros sinais da menopausa e é caracterizado por um calor intenso e que vem em ondas. Em um momento, você está bem e, de repente, começa a suar e a se sentir “queimar”.

Embora o problema não possa ser totalmente eliminado, pode ser manejado com o uso dos produtos e tratamentos adequados. Manter uma alimentação natural e com suplementos se torna ainda mais importante, já que os ingredientes “quentes”, como a canela, só pioram a sensação.

As alterações de humor também são os primeiros sinais da menopausa

A tensão pré-menstrual é marcada por diversas flutuações do estado emocional, assim como a gravidez. Tudo isso acontece por conta da mudança nos níveis hormonais, então é natural que ocorra de forma semelhante na menopausa. Quem já está no período ou prestes a entrar nele, normalmente, encara muitas alterações em pouco tempo. É possível se sentir bem, irritada ou triste em um pequeno espaço de tempo. Com a queda contínua de alguns níveis hormonais, também é comum ficar deprimida e ansiosa.

A insônia é um quadro observado com bastante frequência

Além de tudo, um dos primeiros sinais da menopausa é a insônia. Isso acontece por vários motivos. Quem já tiver problemas para dormir, normalmente, tem o quadro acentuado. Então, noites em claro se tornam comuns.

Como consequência, a qualidade do descanso cai e é muito mais difícil recuperar as energias para o dia seguinte. Pode-se recorrer aos aromatizadores, óleos essenciais e outras técnicas naturais.

Identificar os primeiros sinais da menopausa é essencial para entender o seu organismo a cada alteração. Com essas indicações, fica fácil compreender quando começa a ocorrer esse período.

Não descuide de você ou da sua saúde!