Diferença entre Óleos essenciais e essências

Óleos essenciais ou essência ?

Ao aprofundar o conhecimento sobre aromaterapia e as ervas aromáticas, todos passam pelo mesmo questionamento.  Qual a diferença entre  essências e os óleos essenciais?

É muito comum se referir aos óleos essenciais, chamando-os de essência. E é muito importante estar consciente do que está consumindo, portanto, vamos esclarecer a diferença:

Óleos essenciais são substâncias 100% naturais e voláteis.

Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas e considerados a alma da planta. Quando extraímos os óleos essenciais, obtemos os seus principais componentes bioquímicos de ação terapêutica e aromática.

Em outras palavras, os óleos essenciais contém os princípios ativos de cada planta, esses princípios ativos são transportados para dentro do organismo através das moléculas que compõem os óleos essenciais.

Essas moléculas possuem atuação no organismo, dependendo dos princípios ativos contidos nelas. Possibilita assim, intervenções benéficas na saúde física, emocional e psicológica, se utilizados de forma correta e na concentração certa conforme orientação profissional.

Importante ressaltar que a utilização dos óleos essenciais não se restringe a aromaterapia.

 Devido as suas poderosas propriedades os óleos essenciais são atualmente utilizados em diversas terapias naturais.

 

Essência é uma substâncias líquida que possua algum aroma específico.

Como essência de chiclete por exemplo. Muitas essências são elaboradas a partir de óleos essenciais, mas em geral sem respeitar as regras que preservam a qualidade terapêutica do óleo essencial. Muitos alimentos industrializados possuem esses tipos essências artificiais.

Porque existe tanta diferença de preços entre essências e óleos essenciais?

Para se obter óleos essenciais, necessitamos de mecanismos específicos para cada tipo de planta e muitas vezes toneladas de determinada planta produz apenas alguns litros de óleo essencial.

Normalmente as essências possuem um preço fixo, independente da variedade tendo em vista que o aroma é artificial.

Os óleos essenciais possuem preços que variam de acordo com a complexidade no processo de fabricação.

Entre os óleos essenciais mais baratos estão a Laranja, Eucalipto, Alecrim, … Já os mais raros podem chegar a custar mais de R$500 por 10ml. São eles: Jasmim, Rosa, Camomila entre outros.

 

Para garantir uma escolha saudavelCaso seu objetivo seja desfrutar dos perfumes e fragrâncias das ervas aromáticas ou ainda explorar os poderes de cura natural dos óleos essenciais, certifique-se de fazer sua escolha com carinho e sempre que precisar peça ajuda de um profissional.

Boas experiências aromáticas a todos!

Se você tem alguma experiência ou curiosidade sobre óleos essenciais e essenciais aromaticas para compartilhar conosco, comente neste post. 

Facebook Comments
(Visited 4.486 times, 3 visits today)

Related Post

Marcado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log in