Quais são as diferenças entre óleos essenciais e essências?

Óleos essenciais ou essência ?

Ao aprofundar o conhecimento sobre aromaterapia e as ervas aromáticas, todos passam pelo mesmo questionamento: afinal, qual a diferença entre  essências e os óleos essenciais?

É muito comum se referir aos óleos essenciais chamando-os de essência. E é muito importante estar consciente do que está consumindo, portanto, vamos esclarecer a diferença:

Óleos essenciais são substâncias 100% naturais

O óleo essencial é considerado a alma da planta. Substâncias muito voláteis, os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas. Quando extraímos os óleos essenciais, obtemos os seus principais componentes bioquímicos aromáticos e de ação terapêutica.

Em outras palavras, os óleos essenciais contém moléculas dos princípios ativos de cada planta. Essas moléculas possuem atuação no organismo, dependendo das propriedades químicas contidas nelas. Possibilitando assim, intervenções benéficas na saúde física, emocional, mental e energética, se utilizados de forma correta e na concentração certa conforme orientação de um profissional habilitado em Aromaterapia.

Essência é uma substância líquida com aroma…

…como a essência de chiclete por exemplo. Muitas essências são elaboradas a partir da síntese de moléculas óleos essenciais, ou seja, separando da sua composição as demais composições que, juntas, atribuem as finalidades de uso de um óleo essencial. Muitos alimentos industrializados possuem esses tipos de essências artificiais, assim como perfumes e cosméticos.

Porque existe tanta diferença de preços entre essências e óleos essenciais?

Para se obter óleos essenciais, as plantas passam por processos de destilação por arraste a vapor ou prensagem (para citar os métodos mais comuns e aceitos na aromaterapia) e, para isso, são necessários centenas de quilos ou até mesmo toneladas de determinada planta para obter-se alguns litros de óleo essencial.

Normalmente as essências possuem um preço fixo, independente da variedade tendo em vista que o aroma é artificial.

Os óleos essenciais possuem preços que variam de acordo com diversos fatores como origem da planta, sua abundância na natureza, processo de extração utilizado, rendimento da planta por litro de óleo essencial, por exemplo.
Entre os óleos essenciais mais baratos estão a laranja, eucalipto, alecrim, … Já os mais raros podem chegar a custar mais de R$500 por 5ml, como os óleos essenciais de jasmim, rosa, camomila entre outros.

Para garantir uma escolha saudável, caso seu objetivo seja desfrutar dos perfumes e fragrâncias das ervas aromáticas ou ainda explorar os poderes de cura natural dos óleos essenciais, certifique-se de fazer sua escolha com carinho e sempre que precisar peça ajuda de um profissional.

Como você usa seus óleos essenciais favoritos? Comente abaixo!

Recomendamos

Óleo Essencial de Laranja Doce 10ml Via Aroma

Óleo Essencial de Alecrim qt. Cineol Origem Marrocos 10ml Aromalife

Óleo Essencial de Mirra 5ml By Samia

Óleo Essencial de Jasmim 2ml BioEssência