CARREGANDO

Busque Aqui

Saúde e Bem Estar Terapias Naturais

Fitoterapia – Estudo das plantas medicinais

Avatar
Compartilhar
Fitoterapia - plantas medicinais

A Fitoterapia estuda as plantas medicinais e suas propriedades de cura natural.

É considerada a pratica de medicina mais antiga, devido aos registros de estudos e utilização de plantas medicinais em achados arqueológicos das antigas civilizações.
A fitoterapia embasou os estudos da medicina chinesa.
Gregos e romanos que deram origem a medicinal que conhecemos hoje. Além disso vemos relatos sobre a utilização das plantas medicinas na Bíblia, em citações da Mitologia Grega e Romana.

A Fitoterapia já é uma especialidade médica oficializada em diversos países.

Inclusive as industrias farmacêuticas já se apoderaram e inclusive patentearam alguns plantas medicinais.

Na Europa a utilização dos produtos fitoterápicos e ervas medicinais segue uma linha ascendente como em todo o mundo.

A Alemanha é o país que mais utiliza os fitoterápicos para tratar doenças como resfriados, transtornos circulatórios, estresse, depressão e transtornos no trato digestivos. Eles são também o país na europa que mais se beneficia dos tratamentos naturais.
A frança é o segundo país que mais utiliza a fitoterapia na Europa, seguido por Espanha, Gran Bretanha, Itália e Holanda que na última década se tornaram países vanguardistas na utilização na medicina natural.
No Brasil, a Fitoterapia sobreviveu devido às raízes profundas na consciência popular que sempre reconheceu sua eficácia.
Na década de 80 com a onda verde dos naturalistas a utilização de plantas medicinais foi bastante propagada no mundo, contrariando os objetivos da industria farmacêutica .
Nesta época os fitoterápicos eram comercializados como produto natural, sem fiscalização e controle do Mistério da Saúde ou da Vigilância Sanitária.

As plantas medicinais sempre representaram para a humanidade um valioso recurso curativo.

Nossos ancestrais entravam  em contato com as plantas, sentiam seu valor, experimentavam seu poder, determinavam seu uso, e repassavam o conhecimento de fitoterapia às novas gerações.

A Fitoterapia como medicina natural oficial

[ulist style=”1″]Na Alemanha 70% da população está optando pelas terapias brandas, entre elas a fitoterapia.
Na China realizam-se cirurgias cardíacas, com analgesia induzida por acupuntura e orientação pós-operatória por fitoterapia, sendo que nestes hospitais não existe farmácia, mas sim uma grande cozinha onde são preparados os chás.
O  Ministério de Saúde da Índia possui dois grandes departamentos: o das terapias tradicionais e o das terapias modernas.
O Vietnã tem 200 plantas catalogadas em publicação da Organização Mundial de Saúde.
Atualmente algumas Secretarias Municipais de Saúde já implantaram suas próprias farmácias fitoterápicas, chamadas de farmácias-vivas diminuindo o gasto na aquisição de medicamentos sintéticos;[/ulist]
[legend title=”Curiosidades” style=”1″]A utilização de plantas medicinais para finalidades terapêuticas está descrita como o despertar da civilização e a Fitoterapia é a base de todas as outras medicinais naturais. [/legend]

Agora que você já sabe o que é fitoterapia, conheça as formas de utilizar essa medicina natural.

Acesse aqui nosso departamento de chás
[info]Se você também tem dicas sobre fitoterápia e plantas medicinais compartilhe conosco comentando neste post[/info]
 

Tags:

Talvez você goste também de

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *