Como usar o óleo essencial de melaleuca (tea tree)

O tea tree, também conhecido como melaleuca, devido ao seu nome botânico Melaleuca alternifolia, é o óleo essencial mais procurado para tratamentos naturais de doenças infecciosas. Poderoso imuno estimulante, aumenta nossa capacidade de resposta no combate a doenças.

Este óleo essencial tem um aroma herbal, de fragância forte, canforada, fresca, amadeirada, balsâmica e pungente. Sua extração se dá por destilação a vapor das folhas. Para extrair 1 litro deste óleo são necessários 100 kg de folhas.

A melaleuca é uma planta medicinal versátil e pode ser utilizada in natura juntamente com emplastros, cataplasmas, chás ou ainda na forma de óleo essencial promovendo benefícios para o corpo e emocional que vão além do uso comum da aromaterapia de inalar o óleo e aromatizar ambientes. Seu uso pode ser tópico e como ingrediente de cremes e produtos de beleza e saúde.

Poderoso estimulante do sistema imunológico, a melaleuca promove a cura natural do corpo.  É eficiente contra infecções urinárias e vaginais, cândida, bactérias, fungos e viroses, sendo indicada também para dores artríticas e musculares, dor de garganta, abcessos, úlceras bucais, herpes labial, problemas respiratórios, gripes, asma, coqueluche, bronquite, catarro, sinusite, tuberculose e catapora.

Além disso, o tea tree é um poderoso tratamento dermatológico natural, sendo eficaz para acne, herpes, verrugas, micoses, sarna, molusco contagioso, calosidades, queimaduras, cortes, feridas, verrugas, picadas de insetos, coceira, pele oleosa ou irritada, manchas, caspa, cabelos secos, opacos e quebradiços… São inúmeras aplicações na saúde, em especial em problemas de origem cutânea.

Como usar a melaleuca (tea tree)?

Adicione-o ao óleo vegetal, argila medicinal, creme base neutro, aromatizador pessoal ou difusor de aromas para o ambiente das seguintes formas:

Difusão no ambiente: coloque de 5 a 10 gotas em um difusor elétrico ou rechaud. Procure sempre começar experimentando, de menos gotas para mais gotas de acordo com a sua necessidade, tamanho do espaço, etc.

Banho de imersão: dilua de 5 a 10 gotas de óleo essencial em uma colher de mel ou álcool de cereais. Nunca coloque diretamente na água da banheira pois óleo e água não se misturam! Após diluído, pode misturar na água da banheira quando ela estiver cheia.

Banho de assento ou escalda-pés: dilua 3 gotas na água em uma colher de mel ou de álcool de cereais. Após, pode misturar em uma bacia com um litro de água quente.

Compressa: coloque de 3 a 5 gotas de óleo essencial em um recipiente com água morna, mergulhe uma toalha ou pano de algodão e aplique. Repita no máximo até 5 vezes a aplicação.

Inalação: coloque de 1 a 2 gotas em um lenço ou colar difusor pessoal de aromas.

Massagem: dilua o óleo essencial em óleo vegetal para massagem ou em creme base neutro. Deve-se obedecer a proporção de 0,5% a 2,5% de concentração de óleo essencial na mistura, ou seja, 0,5% coloque 5 gotas indo até 50 gotas para 2,5%, a cada 100ml do óleo vegetal ou 100 gramas de creme base. Para massagem completa ou aplicação local, adicione de 1 a 3 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa do creme ou óleo vegetal.

Quais são os principais benefícios da melaleuca (tea tree)

  • Poderoso estimulante do sistema imunológico.
  • Eficiente contra infecções urinárias e vaginais como a candidíase e corrimento vaginal.
  • Bactericida, fungicida e anti-viral utilizado em diversos tratamentos naturais.
  • Indicado para dores musculares e tratamento de artrite e artrose.
  • Eficiente contra a dor de garganta.
  • Poderoso agente no tratamento de úlceras bucais, herpes labial e abcessos.
  • óleo essencial de melaleuca é ótimo para o sistema respiratório agindo contra gripes, asma, bronquite, catarro, sinusite e tuberculose.
  • Recomendado para tratamentos de doenças como coqueluche e catapora.
  • óleo essencial de tea tree é excelente para higienizar e eliminar micro organismos. Pode ser acrescentado durante a lavagem de roupas e a higienização de ambientes.
  • Eficaz para tratar acne e micose de unha.
  • Excelente no tratamento de sarna e outras doenças de pele.
  • Atua para diminuir calosidades e verrugas.
  • Cicatrizante natural que ajuda curar queimaduras, cortes, feridas.
  • Balsamo para picadas de insetos eliminando a coceira e como repelente de insetos.
  • Ótimo para tratamentos de pele oleosa ou irritada, manchas e caspa.
  • Trata naturalmente cabelos secos, opacos e quebradiços.
  • Para tratar fungos, micoses e molusco contagioso, pingue uma gota de óleo essencial de melaleuca em um cotonete e aplique sobre as regiões afetadas, pelo menos 2 vezes ao dia até os sintomas desaparecerem.

Você conhecia todas as possíveis aplicações e benefícios da melaleuca? Conta pra gente!

Recomendamos

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree) Orgânico 10ml Aromalife

Desodorante Natural com Óleos Essenciais Tea Tree Bioessência 70ml

Hidrolato de Tea Tree Melaleuca Orgânico 100ml Oshadhi

Sabonete Vegetal de Melaleuca e Gergelim 100g Phytoterápica