Pedras quentes: como aquecer as pedras de massagem

A massagem com pedras quentes tem feito muito sucesso devido a suas propriedades relaxantes e terapêuticas e um ponto essencial para o sucesso deste tratamento natural é a temperatura da pedra para massagem.

As pedras podem ser aquecidas e esfriadas de acordo com a intenção da massagem. promovendo desintoxicação e uma série de outros benefícios ao corpo, mente e espirito.

Existem diversos métodos para esfriar ou esquentar as pedras. O método mais comum em spas é é o aquecimento das pedras através do contato com água quente, por sua facilidade, higiene e conforto.

Como aquecer a água para as pedras

Para aquecer as pedras quentes de massagem em água, utilize um aquecedor elétrico. Utilizando o aquecedor elétrico você consegue regular e medir a temperatura com maior facilidade, isto impacta diretamente no resultado final da terapia, além disso é bastante importante o contato da pedra com a água.

Mas, caso você não possua um aquecedor elétrico você pode optar por uma bolsa térmica que dispensa a utilização de água e permite que você transporte com facilidade seu kit de pedras quentes.

Outro método bastante utilizado é o aquecimento na panela de barro ou ferro, neste caso você colocará a panela diretamente sobre a chama do fogo. Esse tipo de material ajuda a manter as pedras aquecidas por mais tempo, porém deve-se ter muito cuidado ao utilizar este método pois a panela ficará extremamente quente.

Contato das pedras quentes com o fogo

Preferencialmente em uma fogueira, potencializa a atuação das pedras e o tratamento. O calor armazenado nas pedras é energia e será liberado e enviado para o nosso corpo durante o tratamento. Usando este método da fogueira ou aquecimento através do fogo é muito importante levar em conta o tempo de aquecimento das pedras para que elas não se rachem com o excesso de calor.

As pedras também podem ser expostas ao calor do sol. Este aquecimento é mais lento, porém em oportunidades especiais é uma boa opção terapêutica receber essa energia provinda sol com finalidades de curar doenças e promover a saúde e bem-estar.

Para controlar com precisão a temperatura das pedras expostas ao sol você deverá manter o termômetro em contato direto com a pedra até que a temperatura se estabilize.

Temperaturas recomendadas

Frio: temperatura abaixo de 18ºC.

Quente: temperatura entre 38 e 42ºC.

Hipertérmico: acima de 43ºC.

É muito importante o profissional que aplica a massagem com pedras quentes, conhecer o ponto de tolerância humana de calor, em geral, para aplicações parciais é de 46ºC, considerando sempre as particularidades de cada indivíduo e de cada região a ser aplicada a pedra quente.

Como esfriar as pedras de massagem

Basta colocar as pedras dentro de um ambiente térmico ou ainda em um recipiente contendo água e gelo. O tempo que as pedras levam para esfriar depende da temperatura do local onde elas ficam armazenadas. Em dias mais quentes, as pedras levarão cerca de 15 minutos para esfriar a ponto de estarem pronto para serem utilizadas durante a terapia.

É importante lembrar que o frio também pode causar queimaduras a pele, então tenha certeza do momento ideal e da quantidade de vezes que são aplicadas as pedras frias para massagem.
 
Lembre-se: as pedras são elementos naturais e devem estar sempre em contato com a terra para serem purificadas, saiba mais sobre os cuidados com as pedras.

Quer saber sobre pedras quentes para massagem? Acesse aqui e confira dicas, informações e muito mais.