Leites veganos caseiros

Os leites de vegetais, conhecidos como leites veganos estão cada vez mais populares, por isso fizemos uma pesquisa na internet e reunimos as melhores receitas para você poder desfrutar dos benefícios que cada uma destas opções de leite proporcionam a saúde do corpo.

Benefícios dos leites veganos

Facilitam o processo de digestão, fornecem fibras, proteínas e diversos outros nutrientes fundamentais para o funcionando do corpo humano. O leite vegano é isento de lactose e fornece cálcio ao organismo assim como o leite animal.

Armazenamento do leite vegano

Armazene os leites em garrafas de vidro esterilizadas e mantenha-os na geladeira. O leite dura de 3 a 4 dias.

Veja abaixo nossa seleção de receitas de leites veganos!

LEITE DE AVEIA

Ingredientes
2 xícaras de aveia (em pó ou flocos de molho por 1 horas pelo menos)
4 xícaras de água (ou à gosto, se quiser mais ralo, coloque mais água)

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e pronto! coar com um pano (limpo!) e colocar em uma garrafa de vidro. Na geladeira, dura em média 3 dias.
A aveia é importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Também atua na proteção do coração e é rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Dica
Para receitas salgadas, você pode usar ele assim mesmo, sem nenhum outro ingrediente, puro. Os temperos da receita farão a mágica. O leite de aveia tem o mesmo efeito do amido de milho. Sob cozimento, ele engrossa. Você consegue, por exemplo, fazer um delicioso estrogonofe com ele! Faça testes acrescentando mais ou menos aveia na hora de bater no liquidificador. Assim, você terá leites mais densos para pratos mais cremosos.
Se o seu objetivo é ter um leite para beber com achocolatado ou consumir com granola, por exemplo, tente acrescentar uma colher de chá de essência de baunilha e açúcar a gosto durante o processo no liquidificador. (Fonte: Cantinho Vegetariano)

Opcional
Acrescente uma colher de chá baunilha (se for a fava, melhor ainda). Pode adoçar a gosto!

LEITE DE QUINOA

Ingredientes
2 colheres de quinoa em grão
250 ml de água

Modo de preparo
Ferver a quinoa por 5 a 10 minutos. Jogar a água fora. Voltar a colocar 250 ml de água. Esperar levantar fervura, desligar e bater no liquidificador. Coar em peneira bem fina, para obter o leite.
Por conta do seu alto valor nutritivo, a quinoa é comparada ao leite materno. É riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

LEITE DE AMÊNDOAS

Confira uma das receitas apresentada no episódio ‘Deleite-se sem leite’ do programa ‘Bela Cozinha’ apresentado pela Bela Gil!

Ingredientes

1 copo (200ml) de amêndoas crua
4 copos de água (Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)

Modo de preparo
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias.
Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água.
Coe em um pano fino.

Fontes das Receitas:
http://www.panelinhasaudavel.com.br/alimentos-saudaveis/leite-vegetal-aprenda-fazer
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/leite-de-amendoas-receita-de-bela-gil.htm