Fitoterapia, o estudo das plantas medicinais

A fitoterapia estuda as plantas medicinais e suas propriedades de cura natural. Esta é considerada a prática de medicina mais antiga, temos registros de estudos e utilização de plantas medicinais em achados arqueológicos das antigas civilizações.

Nossos ancestrais entravam  em contato com as plantas, sentiam seu valor, experimentavam seu poder, determinavam seu uso, e repassavam o conhecimento de fitoterapia às novas gerações.

Gregos e romanos que deram origem à medicinal como a conhecemos hoje. Além disso vemos relatos sobre a utilização das plantas medicinas na Bíblia, em citações da Mitologia Grega e Romana.

A fitoterapia já é uma especialidade médica oficializada em diversos países, e é base na medicina chinesa. Mais recentemente, as indústrias farmacêuticas vêm patenteando algumas plantas medicinais.

Uso da fitoterapia pelo mundo

Na Europa a utilização dos produtos fitoterápicos e ervas medicinais segue uma linha ascendente como em todo o mundo.

A Alemanha é o país que mais utiliza os fitoterápicos para tratar doenças como resfriados, transtornos circulatórios, estresse, depressão e transtornos no trato digestivos. Eles são também o país na Europa que mais se beneficia dos tratamentos naturais.

A França é o segundo país que mais utiliza a fitoterapia na Europa, seguido por Espanha, Grã Bretanha, Itália e Holanda que na última década se tornaram países vanguardistas na utilização na medicina natural.

No Brasil, a fitoterapia sobreviveu devido às raízes profundas na consciência popular que sempre reconheceu sua eficácia. Na década de 80, com a onda verde dos naturalistas, a utilização de plantas medicinais foi bastante propagada no mundo todo, contrariando os objetivos da indústria farmacêutica .

Nesta época os fitoterápicos eram comercializados como produto natural, sem fiscalização e controle do Mistério da Saúde ou da Vigilância Sanitária.

As plantas medicinais sempre representaram para a humanidade um valioso recurso curativo.

A fitoterapia como medicina natural oficial

Na Alemanha 70% da população está optando pelas terapias brandas, entre elas a fitoterapia.

Na China realizam-se cirurgias cardíacas, com analgesia induzida por acupuntura e orientação pós-operatória por fitoterapia, sendo que nestes hospitais não existe farmácia, mas sim uma grande cozinha onde são preparados os chás.

O  Ministério de Saúde da Índia possui dois grandes departamentos: o das terapias tradicionais e o das terapias modernas.

O Vietnã tem 200 plantas catalogadas em publicação da Organização Mundial de Saúde.

Atualmente algumas Secretarias Municipais de Saúde já implantaram suas próprias farmácias fitoterápicas, chamadas de farmácias-vivas diminuindo o gasto na aquisição de medicamentos sintéticos;

Agora que você já sabe o que é fitoterapia, conheça as formas de utilizar essa medicina natural.

Acesse aqui nosso departamento de chás.