Dicas de terapias, exercícios e dieta desintoxicantes

Nosso corpo é muito sensível aos alimentos que ingerimos, facilmente crianças ficam com intoxicação alimentar nos dias de hoje e os adultos, sofrem de forma silenciosa desta intoxicação, que pode estar ligada a problemas como o sobrepeso, depressão, fadiga entre outros.

Este silêncio deve-se ao fato de termos “acostumado” nossos organismos a tantas substâncias tóxicas contidas como os corantes artificiais, o açúcar refinado que todos já estamos cansado de saber que é um vilão da saúde e da beleza além de resíduos de agrotóxicos entre outras substâncias.

Em função desta necessidade de desintoxicação alimentar para melhorar a saúde ou a estética, existem diversas terapias naturais que prometem purificar o organismo, e maior ainda é a quantidade de alimentos desintoxicantes que a natureza nos oferece.

Para facilitar sua escolha listamos aqui 5 dos métodos de desintoxicação mais buscados e 5 hábitos simples que irão manter seu organismo livre das toxinas que atrapalham que você mantenha seu peso e sua saúde em dia.

Dieta desintoxicante

Nossos atuais hábitos alimentares sobrecarregam o aparelho digestivo e cada vez mais comemos alimentos com alto valor calórico e baixo valor nutricional, porém as dietas naturais ricas em alimentos crus e orgânicos vem ganhando cada vez mais espaço e uma das dietas alternativas favorita das famosas é a monodieta ayurvédica, mas qual o papel dela na perda de peso?

A monodieta consiste em comer apenas um tipo de alimento por um ou mais dias a fim de não introduzir novas toxinas no aparelho digestivo, acelerando desta forma a queima das toxinas que já estavam no organismo. Após o período de desintoxicação deve-se adotar uma dieta natural com comida caseira e rica em nutrientes.

Recomendamos consultar um profissional da saúde  antes de adotar qualquer tipo de dieta.

Terapias desintoxicantes

Massagem com pedras frias e quentes.

Aplicação de argila medicinal.

Terapias ayurvédicas de desintoxicação e purificação.

Fitoterapia através de chás e óleos essenciais feitos com as plantas medicinais.

Dieta ayurvédica de desintoxicação do dosha desequilibrado.

Alimentos desintoxicantes

Abacaxi sem adição de açúcar.

Chia: alimento excelente para o trato digestivo e pode ser utilizado em diversas receitas vegetarianas e veganas.

Gengibre: com seu sabor exótico combina tanto no preparo de pratos doces como no preparo de pratos salgados facilitando sua utilização, confira aqui algumas receitas com este alimento poderoso.

Maca: pode ser consumida em seu estado natural ou adicionada a sucos e saladas.

Couve: o alimento desintoxicante mais conhecido, muito utilizado em receitas de suco verde.

Esportes desintoxicantes

Yoga: são muitas as variedades de yoga para escolher, há exercícios que massageiam os intestinos, ajudando na desintoxicação. Modalidades que fazem uso de calor ajudam a desintoxicar pela eliminação de toxinas no suor.

Tensegridade, exercício funcional que promove queima de toxinas e leveza ao espírito através de movimentos que lembram as posições dos animais.

Pilates que não só faz bem para a aparência do corpo como é fundamental para o alongamento e saúde do mesmo;
Dança do ventre quando praticada com frequência.

Caminhada alterando velocidade rápida e média.

Dicas para manter o corpo desintoxicado diariamente

Para uma desintoxicação efetiva, adote novos hábitos alimentares seguindo uma dieta natural e evite alimentos industrializados, processados e que passam por refinamentos industrias durante o processo de fabricação.

Consumir alimentos orgânicos e naturais para manter o organismo livre dos agrotóxicos é imprescindível no dia a dia e além disso prolonga o resultado da  dieta desintoxicante que você escolher.

Evitar os alimentos transgênicos e lembre-se para reconhece-los na prateleira do mercado, fique atento ao triangulo amarelo com a letra T na frente ou verso da embalagem.

Tomar água em jejum.

Consumir alimentos desintoxicantes em todas as refeições e alterna-los constantemente suprindo seu organismo com os nutrientes necessários ao seu funcionamento.

Caminhadas diárias alterando o passo entre a velocidade rápida e média.

Agora que você já sabe quais os primeiros passos para desintoxicar seu organismo, junta-se a nós e desfrute da cura natural para uma vida mais saudável!

Você gostaria de compartilhar dicas ou tirar dúvidas? Comente abaixo.