Como preparar a argila medicinal

Os tratamentos estéticos com máscaras faciais de argila medicinal estão ganhando muita popularidade. Entretanto, o preparo da máscara pode gerar muitas dúvidas: aqui vamos lhe explicar como preparar sua máscara de argila!

A argila medicinal já é usada há séculos em diversos tratamentos, estudados na argiloterapia. A argila medicinal é excelente para cura da saúde física e tratamentos cosméticos. Existe muitos tipos de argila à venda, com diferentes cores e propriedades. Além disso algumas empresas vendem argilas prontas para uso, outras oferecem a argila in natura para que você prepare sua própria receita, e há ainda as marcas que incluem outros ativos naturais no seu preparo.

As máscaras prontas são bastante práticas. Já a preparação da máscara a partir da argila pura, na hora da aplicação, atinge melhores resultados. Por isso, segue a receita base de preparo. 

Receita base para máscara de argila

Separe todos os materiais necessários para a preparação antes de iniciar a terapia natural com argila. Existem materiais apropriados para a preparação da massa de argila que potencializam os efeitos terapêuticos e estéticos da argila e aqui ensinaremos como fazer argila com utensílios e preparo adequado.

O que você vai precisar

Tigela de vidro, madeira ou cerâmica: não use recipiente de metal e plástico, pois a argila pode contaminar-se com resíduos desses recipientes.

Colher ou espátula de madeira:  pelos mesmos motivos acima, não use metal ou plástico.

Água mineral: a água tratada de torneira é imprópria para o preparo da massa de argila. Quanto mais pura a água, melhor os efeitos terapêuticos da argila.

Além disso, itens que ajudem a manter a higiene como luvas descartáveis, papel toalha, toca para proteger o cabelo, ou uma faixa de proteção do cabel e gazes, são necessários.

Com estes utensílios em mãos e a pele devidamente limpa você está pronto para realizar o preparo da argila medicinal!

Como preparar

No recipiente de vidro, cerâmica ou madeira, coloque a argila em pó mexendo em movimentos circulares a massa em formação enquanto acrescenta gradualmente a água mineral na temperatura desejada – não coloque a água toda de uma vez, vá adicionando aos poucos à medida que vai misturando ela com a argila.

Ressaltamos que a temperatura é um fator extremamente importante pois está ligada ao propósito da terapia a ser realizada e o poder de cura e eficácia da mesma.

A massa de argila deve atingir uma consistência homogênea (nem muito pastosa, nem muito empedrada). No caso de máscara de argila, onde a espessura de argila é menor, pode-se adicionar mais água à massa para obtenção de uma massa mais pastosa.

Quando não houverem mais “bloquinhos” de argila na massa e ela estiver homogênea, estará pronta para aplicação!

As máscaras para tratamentos cosméticos são uma grande mania no mundo dos cosméticos atualmente. Entretanto, eles podem ter um grande impacto ambiental pois a aplicação da máscara gera muito resíduo que precisa ser descartado após o uso. Tratamentos naturais como a máscara de argila medicina são uma excelente alternativa para quem buscar promover um menor impacto ambiental. Além disso, seus componentes minerais naturais tem são excelentes para a biologia da nossa pele.  

Conheça estas e outras opções de argila e saiba e qual é a mais indicada para o seu tratamento.

Agora que você já sabe como fazer argila, boas experiências e não se esqueça de nos contar o resultado!