Geoterapia e seu poderes medicinais e curativos

A argila é atualmente o tratamento natural mais utilizado pela população. Estudada pela geoterapia, que é uma terapia natural que busca compreender as propriedades de cura da argila e duas diferentes aplicações.

Atualmente a comunidade científica já reconhece o poder medicinal da argila e os estudos continuam sendo aprofundados já que os benefícios da argila medicinal já são comprovados para cura e tratamentos estéticos. Reconhecida desde os primórdios da humanidade por suas propriedades terapêuticas, juntamente com a fitoterapia são as mais antigas técnicas da medicina natural.

Nutrição do organismo

A argila medicinal contém uma ampla concentração de elementos minerais que agem de forma terapêutica de acordo com o tipo de aplicação escolhido e a água é fundamental neste processo.

Durante a aplicação de geoterapia os organismos “trocam” minerais entre si. Os minerais como ferro, entre outros podem, entrar em nosso organismo utilizando a água como veiculo. Por isso é de suma importância zelar pela temperatura da água água utilizada na preparação da massa de argila e o equilíbrio entre a temperatura da argila e do organismo da pessoa que receberá a argiloterapia.

Propriedades de desintoxicação

A propriedade osmótica adquirida pela argila permite que, se cumpridos os procedimentos corretamente, a argila capture para si própria  as toxinas acumuladas no organismo. Se levarmos em conta as teorias que fundamentam a Geoterapia, fica muito mais fácil de compreender a técnica do preparo da massa de argila.

Interação da argila com a água

As moléculas de água se comportam similarmente ao cristal de quartzo. Formando estruturas cristalinas complexas como um cristal de gelo, ou mesmo mais complexas ainda – como no exemplo da cristalização de um quartzo em lâminas – a neve. Isso significa que a água também pode guardar informação dentro da sua estrutura altamente organizada, retransmitindo-a a superfície de contato, durante o tratamento de cura com argila.

Sendo assim, ao acrescentar água na argila, cria-se um meio para a liberação dos potenciais energéticos da mesma. Para poder obter cura natural com geoterapia é imprescindível que ela seja aplicada de forma correta e recomendamos o auxilio de um profissional e a utilização do tipo adequado de argila medicinal para sua necessidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BONTEMPO, Marcio. Medicina natural. São Paulo: Nova Cultural, 1994
HURBULT, D.. Manual de mineralogia. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A., 1984
KRAUSKOPF, K. B. Introdução geoquímica. São Paulo: USP, 1972